Cuidados com a varicocele antes de engravidar

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Cuidados com a varicocele antes de engravidar

Tomar cuidados com a varicocele antes de engravidar é imprescindível. Para tanto, é necessário conhecer as principais características desse problema, que consiste na dilatação das veias responsáveis pela drenagem do testículo. Trata-se de uma das maiores causas de infertilidade masculina, o que pode dar aquele banho de água fria no casal que sonha ter filhos.

Veja aqui como engravidar em até 6 semanas!

Se a variocele ocorre, o sangue permanece represado em volta dos testículos, o que aumenta a temperatura testicular e compromete o processo de formação de espermatozoides, que são cruciais para a fertilidade masculina. Para diagnosticar o problema, é preciso recorrer a um urologista, a fim de realizar um exame físico específico, bem como uma ultrassonografia dos testículos.

Em geral, o tratamento é cirúrgico, sendo que a cirurgia mais comum é efetuada a partir de um corte na região da virilha, com ajuda de um microscópio, uma vez que há o risco de que as veias dilatadas sejam confundidas com estruturas importantes, se o procedimento for feito a olho nu. Esse tipo de cirurgia costuma durar 45 minutos de cada lado e o paciente pode receber alta do hospital no mesmo dia da operação.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

O que mais saber sobre a varicocele antes de engravidar

Levando em conta que o homem anda na posição ereta, o sangue deve vencer a força da gravidade, para que possa desembocar na veia renal e retornar à circulação. Isso só é possível graças ao sistema venoso, composto de válvulas que abrem e fecham depois de deixarem o sangue circular, para que este não volte mais. É por isso que não acontece a formação de coluna líquida e contínua de 15 cm e 20 cm, além da redução da pressão nas áreas mais baixas do sistema.

Ao ocorrer uma anomalia em uma das válvulas, o sangue passa a ter mais dificuldade para subir, favorecendo o surgimento de tortuosidades nas veias próximas dos testículos na bolsa escrotal, especialmente no lado esquerdo. Desse modo, o sangue preenche as válvulas, com o intuito de intensificar a pressão e vencer a resistência da ação da gravidade. Logo, a varicocele aparece de forma semelhante à formação de varizes nas pernas. Porém, pessoas de qualquer idade podem sofrer com varicocele, e não apenas pessoas de idade mais avançada.

Dependendo do crescimento do emaranhado de veias, existe a chance de haver deformação do testículo. É possível sentir dor, mas isso não é algo que ocorre necessariamente com todo mundo que tem essa patologia. O mais comum é o incômodo gerado pelo volume que aparece atrás do testículo, e o inchaço que ocorre na hora de fazer força, já que a pressão dentro da barriga aumenta, dificultando a subida do sangue.

O tratamento cirúrgico só deve ser indicado para quem possui problemas de fertilidade e que detectou a varicocele no exame físico. Normalmente, o problema surge dos 12 aos 30 anos de idade. A cirurgia de varicocele tende a ser recomendada em crianças na pré-puberdade ou no começo dessa fase, pois o acúmulo de sangue nas veias dilatadas em torno do testículo eleva a temperatura, podendo prejudicar o desenvolvimento adequado do testículo afetado.

Nem sempre a variocele vai provocar infertilidade, mas isso não quer dizer que a doença não seja uma das causas da dificuldade para engravidar. Há casais que só percebem que a varicocele pode ser o motivo da infertilidade depois que a mulher encontra dificuldade para ter filhos. Esse tipo de situação também requer a cirurgia, visto que o procedimento melhora o espermograma, isto é, o estudo dos espermatozoides ejaculados. Quem tem varicocele apresenta uma quantidade mais baixa de espermatozoide e a motilidade também pode ser reduzida.

Agora que você conhece mais a varicocele, preste mais atenção! Essa doença pode ser a causadora da dificuldade de você e seu parceiro terem filhos.

Mas não desanime! Ainda há chances de realizar seu sonho. Clique aqui e descubra como!

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Deixe um Comentário