Segurança e ética nos tratamentos de reprodução

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Quando pacientes confiam em um médico, é natural se preocupar menos com determinadas questões, afinal, acredita-se que o profissional é uma pessoa ética e responsável. No entanto, alguns problemas podem acontecer se os pacientes tiverem um excesso de confiança e não se informarem sobre segurança e ética nos tratamentos de reprodução.

A técnica de reprodução assistida exige o acompanhamento de diversos profissionais que compõem uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, biomédicos, embriologistas, enfermeiros, biomédicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos e ainda os responsáveis pela parte administrativa das decisões ligadas ao procedimento.

Segurança e ética nos tratamentos de reprodução assistida

  1. Diagnóstico

Inicialmente, saiba que o diagnóstico acontece depois dos exames e da consulta médica, que ocorre sempre com a presença de outro profissional da saúde, além do próprio médico escolhido por você. Enquanto o exame ginecológico é realizado, você jamais deve ficar sozinha com o seu médico, o que vale para um exame de ultrassom, por exemplo.

  1. Estimulação ovariana

Na etapa da estimulação ovariana, aproximadamente quatro ultrassons transvaginais precisam ser feitos, a fim de controlar o crescimento dos folículos ovarianos. Tais exames devem ser realizados pelo seu médico, com o acompanhamento de uma enfermeira ou uma biomédica, além do seu parceiro ou da sua parceira.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais
  1. Coleta dos óvulos

Quando chegar a hora da coleta dos óvulos no laboratório de reprodução humana, lembre que é nesse local onde se encontra a maior equipe durante o tratamento inteiro, uma vez que é nesse lugar em que ocorrem vários procedimentos, com o objetivo de fertilizar os espermatozoides ou congelá-los após a coleta.

Ao chegar no laboratório, você será atendida por um recepcionista, que te encaminhará para a troca de roupas e para o esvaziamento da sua bexiga, o que deve ocorrer em um banheiro privado. Depois, você será acompanhada por um auxiliar de enfermagem até uma sala onde será feita a coleta. Assim, um médico anestesista irá puncionar a veia para aplicar a anestesia, sempre com o acompanhamento de um auxiliar de enfermagem e outro profissional da equipe de embriologia.

Em seguida, o seu médico vai aspirar os folículos, acompanhado do anestesista, de alguém da equipe de embriologia, além de um auxiliar de enfermagem. Depois de uma média de 20 minutos, você acordará da sedação com o anestesista e um auxiliar de enfermagem na sala, havendo a possibilidade de conversar com seu médico antes do transporte da maca para a sala de recuperação, sempre com um auxiliar de enfermagem presente.

Depois que o marido ou o outro doador do sêmen fizer a coleta do material, o médico conversará com vocês, para informar a quantidade total de óvulos coletados e se tudo saiu como o previsto. Durante essa fase, a equipe de enfermagem precisa estar a postos na sala. E antes de receber alta, você deve ganhar um desjejum.

Vale ressaltar que o processo conta com inúmeros profissionais se alternando para que estejam no local onde você faz cada procedimento. Além disso, você jamais deve ficar exposta a outros casais ou outras pessoas que não fazem parte da equipe médica.

Na transferência do embrião ocorre sem anestesia e com a presença do acompanhante, se for o seu desejo. O médico realiza o processo com auxílio da equipe de embriologia e um profissional de enfermagem faz o ultrassom abdominal, para visualizar o lugar mais adequado para a transferência do embrião. Depois de ficar na sala por cerca de 10 minutos, você tem alta.

Caso o seu médico não faça uma das recomendações acima, desconfie do nível de segurança e ética do local escolhido para realizar o tratamento.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.