Técnicas infalíveis para fazer seu bebê dormir como um anjo

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Conheça todas as dicas que a ajudarão a ensinar seu bebê a dormir bem e não acordar inúmeras vezes todas as noites.

Você sabia que é possível ensinar um bebê a dormir bem? Além de ser uma experiência realizadora para a maternidade, conquistar uma boa noite de sono também é saudável para mamãe e bebê. Se o seu filho recém-nascido não dorme o bastante, você também acaba prejudicada, afinal, cada hora que o bebê passa acordado é mais uma hora que você precisa ficar atenta para cuidar da criança. Existem diversos fatores que interferem na ausência de sono de um bebê e cada mês é diferente, por isso, é importante levar em conta as necessidades de cada bebê, para garantir o tão desejado descanso.

 

O sono também é fundamental para manter o equilíbrio da parte física e também da parte psicológica da criança. Você vai notar que o seu filho se sentirá melhor depois de um sono tranquilo. Em contrapartida, sonos conturbados significam mais agitação quando o bebê estiver acordado. Portanto, dormir bem é sinônimo de benefícios para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central, além de vantagens relacionadas à memória e ao crescimento do seu filho, que ficará mais alegre após um período agradável de sono.

 

Se o seu neném não conseguir dormir, fique calma e não pense que você é uma péssima mãe. Lembre que até mamães experientes podem ter dificuldade para colocar seus filhos para dormir, visto que cada criança é diferente, não é mesmo? Então, preste atenção nas nossas sugestões para você facilitar o sono do seu filho.

 

9 Dicas para fazer o bebê dormir

 

  1. Alimentação

Ao mamar, o bebê não deve ser incomodado. Além disso, certifique-se de que ele tomou a quantidade necessária para se sentir saciado. Caso contrário, ele acordará rapidamente depois que você colocá-lo para nanar, com a intenção de pedir mais leite por meio daquilo que todo mãe detesta: o choro.

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

 

  1. Barulho e iluminação

Claro que não adianta nada colocar o bebê para dormir se você deixar que ruídos o acordem. Por conta disso, evite fazer barulho no ambiente e tenha cuidado para que sons externos não incomodem a criança durante o sono. Por sua vez, a iluminação pode ser totalmente nula ou você pode deixar uma luz fraca no quarto, desde que esta não atrapalhe o momento de descanso.

 

  1. Atividade

Para o bebê cansar, você deve fazê-lo gastar as energias quando ficar acordado. Para tanto, aproveite para estimular atividades como brincadeiras, conversas e outras ações capazes de prolongar as horas de sono, já que a criança precisará de mais tempo para recuperar a disposição.

 

  1. Mudança de hábito

Um razão para o seu bebê não dormir o suficiente é a forma como você o põe para dormir. Mudar de hábito pode funcionar para quem deseja estimular o sono de maneira adequada. Ao ter o costume de deitar o bebê no berço quando o sono bater, mas antes de perceber que seu filho já está dormindo, você vai condicionar a criança a dormir sozinha, ou seja, sem que você tenha que embalá-la no colo até que ela adormeça.

 

  1. Presença após o choro

Se o seu filhote começar a chorar depois de ter começado a dormir, não corra para pegá-lo no colo na tentativa de acabar com o choro. Espere alguns segundos para ver se o recém-nascido consegue pegar no sono de volta sem a sua ajuda. Caso isso não aconteça, basta estar presente no local, sem acender a luz. Se apenas fazer carinho, cantar ou fazer sons para o bebê se acalmar não resolver, verifique se ele fez cocô e xixi ou se está com fome.

 

  1. Diferenciação entre dia e noite

Outro jeito bastante eficaz de assegurar um sono tranquilo e regrado é permitir a diferenciação entre dia e noite. Por isso, recomendamos que você e as outras pessoas que moram na casa façam barulho de modo natural durante o dia e permaneçam em silêncio à noite, para que o bebê se acostume com o ritmo da rotina no seu lar. Além disso, é importante deixar o quarto do bebê iluminado normalmente de dia e com as luzes apagadas na noite, a fim de familiarizar o seu filho com a noção de que quando está claro quer dizer que é hora de ficar acordado, enquanto o escuro significa dormir.

 

  1. Roupa da criança

Ao escolher a roupinha do seu bebê para a hora de sono, é essencial proporcionar o máximo de conforto. Como as extremidades do corpo tendem a permanecer mais frias, cubra bem pés e mãos. E a temperatura do quarto deve sempre estar agradável, nunca muito quente e nem muito fria.

 

  1. Posição do corpo

Outra dica para possibilitar maior sossego no sono é alterar a posição do corpo do bebê. Assim sendo, deixe-o deitado de lado e com as costas apoiadas em um travesseiro. Além de ser uma posição boa para dormir, deitar de lado ajuda a digestão após a amamentação.

 

  1. Berço

Muitos pais têm medo ou dó de deixar a criança dormir sozinha no berço, porém, é a melhor opção para evitar problemas associados ao apego exagerado. No entanto, você deve ter algumas precauções, como tirar brinquedos e outros itens que possam sufocar o bebê durante o sono. Lembre-se de que o berço é o lugar para seu filho dormir, não para brincar.

E agora, você já se sente mais confiante para proporcionar um sono mais consistente ao seu bebê? Caso você não saiba qual é o tempo considerado normal para o sono de um bebê, basta checar as informações abaixo:

 

Até 4 meses

Recém-nascidos costumam dormir uma média de 16 horas por dia. Você não leu errado! As primeiras semanas com seu filho consistirão em muitas horas de sono interrompidas para a amamentação, o banho e a troca de fralda. Em geral, o relógio biológico da criança se acostuma com a rotina estabelecida pela mãe lá pelo 3º mês de vida, com a quantidade de horas de sono caindo para cerca de 15. Claro que isso varia de bebê para bebê e o período de sono pode durar cerca de 2 horas entre cada interrupção.

 

De 4 a 6 meses

Nessa etapa, o bebê costuma dormir aproximadamente 5 horas sem acordar durante a noite. Já o sono durante o dia pode se caracterizar por ciclos de cerca de 3 horas entre cada parada para mamar, por exemplo.

 

De 6 meses a 1 ano

De 6 meses a 1 ano de idade o bebê passa a ter menos fome à noite. O que isso quer dizer? Basicamente, você pode dormir de 8 a 11 horas sem precisar acordar para amamentar seu filho. Durante o dia, o sono pode durar 3 horas depois de cada alimentação.

 

A partir de 1 ano

O normal é crianças de 1 ano ou mais dormirem a noite toda. Porém, alguns hábitos fazem crianças acordarem para mamar, mesmo que não estejam com fome. Logo, seja organizada para determinar hábitos desde as primeiras semanas de vida do seu filho.

Agora você sabe como garantir bons momentos de sono para você e para seu neném, que pode expressar diversas reações quando dormir, como suspiros, bocejos, gritinhos, troca de posições e até movimentos dos olhos.

 

O segredo para engravidar naturalmente em 4 a 6 semanas: Clique Aqui Para Saber Mais

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.